Pular para o conteúdo

A Associação Brasileira de Mensuração e Manejo Florestal tem promovido, desde 2012, o Encontro Brasileiro de Mensuração e Manejo Florestal (MENSUFLOR).

  • por

Reúne estudantes, professores, pesquisadores e profissionais de diversas regiões do Brasil, com a finalidade de criar oportunidades de trocas de experiências e informações, de demonstrar inovações e de discutir problemas e encontrar soluções para o aperfeiçoamento de práticas na área de mensuração e manejo florestal.
 
Durante o MENSUFLOR, a Associação Brasileira de Mensuração e Manejo Florestal homenageia profissionais que se destacam no desenvolvimento da ciência florestal brasileira, especificamente, na mensuração e no manejo florestal, com a Medalha Walter Bitterlich, em alusão ao cientista florestal de renome mundial, que contribuiu notavelmente para a ciência florestal, destacando-se a invenção do relascópio usado em inventários florestais.
 
O primeiro MENSUFLOR foi realizado em 2012 na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), em Diamantina, e foi coordenado pelos professores da área de Mensuração e Manejo Florestal da UFVJM. O primeiro MENSUFLOR foi um marco histórico tanto para o Departamento de Engenharia Florestal da UFVJM, quanto para a mensuração e manejo florestal brasileira. As demais edições foram realizadas em 2014 (na UFPR), em 2016 (na ESALq/USP), em 2018 (na UFSM) e em 2021 (online).
 
O VI MENSUFLOR foi realizado na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), no Recife, no período de 23 a 25 de agosto de 2023, e o prof. Gilciano Saraiva Nogueira do Departamento de Engenharia Florestal da UFVJM foi agraciado com a medalha Walter Bitterlich, juntamente com os professores José Roberto Soares Scolforo da UFLA, Alba Valéria Rezende. da UnB e Waldenei Travassos de Queiroz da UFRA.